• Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 por Onconsult - Oncologia Integrada LTDA. Todos os direitos reservados.

Diretor Técnico Médico: Dr Glauber M. Leitão CRM-PE: 16.174

MITOS E VERDADES SOBRE O CÂNCER

O câncer deixou de ser equiparado a uma sentença inapelável de morte e tornou-se um problema que, em muitos casos, pode ser controlado, dando ao portador uma sobrevida antes inimaginável e uma qualidade de vida bastante próxima daquela das pessoas que sofrem de doenças crônicas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, existem 804 tipos de câncer identificados e classificados. Diagnósticos mais precoces e precisos, remédios mais potentes e menos nocivos ao organismo, técnicas de extração dos tumores menos agressivas – todos esses avanços fizeram com que a sobrevida aumentasse.
A quimioterapia, uma das mais importantes armas de que dispomos no tratamento contra o câncer, surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos. Atualmente alguns tabus , ideias preconcebidas e temores são comuns em relação ao tratamento e podem desesperar o paciente, prejudicando o seu tratamento. Esclarecer duvidas e desfazer tabus e a melhor forma de aceitar o tratamento.

Câncer tem cura?


VERDADE


Diversos tipos de câncer são potencialmente curáveis, principalmente se detectados mais precocemente. Alguns tipos de câncer, mesmo detectados em fases mais avançadas, também são potencialmente curáveis (ex. Câncer de testículo, linfoma, etc).





Câncer é hereditário?

MITO
O câncer é uma doença que resulta da interação entre fatores ambientais e genéticos do individuo. Entretanto, aproximadamente 10% dos tumores malignos são considerados hereditários e a maioria está relacionada a exposição a fatores ambientais (tabagismo, hábitos alimentares, infecções, exposição solar, etc).

Desodorante antitranspirante pode causar câncer de mama?

MITO
De forma alguma. Na axila não existem células mamárias. O que pode acontecer é a obstrução de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.


Amamentar protege o contra câncer de mama?


VERDADE
Quando o bebê mama, as células mamárias ficam ocupadas com a produção de leite e se multiplicam menos, o que reduz o risco de contrair a doença.





O câncer de próstata causa diminuição de virilidade?


MITO
Se a doença for descoberta ainda no início, o tratamento não influenciará a atividade sexual do paciente. Portanto não haverá riscos de perda de apetite ou desempenho sexual.

 

 

Um nódulo é necessariamente um câncer?


MITO
Um nódulo pode ser um tumor benigno ou até mesmo uma lesão não tumoral.


Todo tumor é um câncer?


MITO
Existem os tumores benignos e os tumores malignos. Estes últimos são sinônimos de câncer.



A quimioterapia pode causar esterilidade em homens e mulheres?

VERDADE
De uma forma geral não, mas os tratamentos relacionados ao câncer podem levar a esterilidade.

 


É verdade que quando o câncer aparece novamente, a doença já não tem cura?

MITO
Cada situação deve ser individualizada, e em vários casos de recidiva a doença ainda é potencialmente curável.




Adoçantes provocam câncer?

MITO
Apesar de inicialmente haverem suspeitas do potencial cancerígeno de adoçantes com ciclamato, aspartame e sacarina, estudos subsequentes não foram capazes de confirmar essa associação.

 


A pílula anticoncepcional provoca câncer?

MITO
Não ha estudos definitivos que permitam uma associação entre o uso de pílula anticoncepcional e aumento da incidência de câncer. O uso da mesma pode estar associado a uma diminuição do risco de desenvolvimento de câncer de ovário. A terapia de reposição hormonal na pós-menopausa aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de mama.



 

O álcool é fator de risco para o câncer?

Verdade.
O consumo de álcool esta relacionado ao câncer de cabeça e pescoço, esôfago, intestino e mama.

O cigarro causa apenas câncer de pulmão?


MITO

O cigarro esta relacionado ao aparecimento de diversos tipos de câncer: boca, esôfago, estômago, pâncreas, bexiga, pulmão, etc...
 


Falar muito no celular ou usar muito aparelho como micro-ondas aumentam o risco de desenvolver câncer?


MITO
Não há estudos que comprove um aumento da incidência de tumores com essas atividades.



 

O câncer de próstata causa impotência?

MITO
O tratamento do câncer de próstata pode levar a impotência. Mas não são todos os pacientes tratados para o câncer de próstata que ficam impotentes, sendo que vários fatores são importantes (idade do paciente, tipo de tratamento, etc ).
 


Homem também pode ter tumores de mama?


Verdade
Cerca de 1% dos tumores malignos da mama acontecem no sexo masculino.

Devemos suspender o tratamento dentário durante a quimioterapia?

VERDADE
Todo tratamento dentário devera ser comunicado ao oncologista, ele indicará o melhor momento para realização do procediemento. A quimioterapia leva a queda das células de defesa, realização de tratamentos dentarios pode levar a bacteremia(bactérias podem cair na corrente sanguínea).

Devemos evitar exposição solar durante a quimioterapia?


VERDADE
Durante a quimioterapia e melhor evitar o Sol, pois algumas quimioterapias podem deixar manchas na pele. Sempre que se expor ao sol deve-se usar filtro solar.

 

Qualquer nódulo pode ser transformar em câncer?


MITO
Não, muitos nódulos são neoplasias benignas e não se transformarão em câncer.

A quimioterapia pode desregular os ciclos menstruais?


VERDADE
Durante a quimioterapia pode haver desregulação do ciclo menstrual, em alguns casos a mulher pode entrar em menopausa precoce pela quimioterapia. Mas mesmo que a menstruação esteja irregular durante o tratamento precauções devem ser feitas pra evitar a gravidez. Além disso, deve-se esperar um tempo após o término da quimioterapia para a menstruação voltar ao normal.